segunda-feira, 5 de outubro de 2009

LENDAS DA AMAZÔNIA- MACUNAÍMA



Apartir de agora vou trazer as LENDAS DA AMAZÔNIA, para conhecermos um pouco da cultura Amazônica, a primeira lenda será:


Macunaíma


Nas terras de Roraima havia uma montanha muito alta onde um lago cristalino era expectador do triste amor entre o Sol e a Lua. Por motivos óbvios, nunca os dois apaixonados conseguiam se encontrar para vivenciar aquele amor. Quando o Sol subia no horizonte, a lua já descia para se pôr. E vice-versa. Por milhões e milhões de anos foi assim. Até que um dia, a natureza preparou um eclipse para que os dois se encontrassem finalmente. O plano deu certo. A Lua e o Sol se cruzaram no céu. As franjas de luz do sol ao redor da lua se espelharam nas águas do lago cristalino da montanha e fecundaram suas águas fazendo nascer Macunaíma, o alegre curumim do Monte Roraima. Com o passar do tempo, Macunaíma cresceu e se transformou num guerreiro entre os índios Macuxi.Bem próximo do Monte Roraima havia uma árvore chamada de "Árvore de Todos os Frutos" porque dela brotavam ao mesmo tempo bananas, abacaxis, tucumãs, açaís e todas as outras deliciosas frutas que existem. Apenas Macunaíma tinha autoridade para colher as frutas e dividi-las entre os seus de forma igualitária. Mas nem tudo poderia ser tão perfeito. Passadas algumas luas, a ambição e a inveja tomariam conta de alguns corações na tribo. Alguns índios mais afoitos subiram na árvore, derrubaram-lhe todos os frutos e quebraram vários galhos para plantar e fazer nascer mais árvores iguais àquela. A grande "Árvore de Todos os Frutos" morreu e Macunaíma teve de castigar os culpados. O herói lançou fogo sobre toda a floresta e fez com que as árvores virassem pedra. A tribo entrou em caos e seus habitantes tiveram que fugir. Conta-se que, até hoje, o espírito de Macunaíma vive no Monte Roraima a chorar pela morte da "Árvore de todos os frutos".

domingo, 21 de junho de 2009

Águas do Amazonas


Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.


Sem água não sobreviveremos, então temos obrigação de cuidar dessa dádiva de Deus.

Preservar significa amar.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

AMAZONIA E O PEIXE-BOI


O peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis), também chamado de manati ou manatim, é um mamífero da família dos triquecídeos que, como seu próprio nome indica, é encontrado em rios e lagos da bacia amazônica. Tais animais chegam a medir até 2,8 metros de comprimento, possuindo um corpo cinzento e uma grande mancha esbranquiçada no peito.
Características
O peixe-boi da Amazônia é o menor dos peixes-bois existentes no mundo, alcançando um comprimento de 2,8 a 3,0 m e pesando até 450 kg. Seu couro cinza escuro é extremante grosso e resistente. A maioria dos indivíduos tem uma mancha branca na região ventral. Esta característica, juntamente com a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais, ajuda a distingui-lo do peixe-boi-marinho e do peixe-boi-africano. O peixe-boi da Amazônia é, também, o único que vive exclusivamente em água doce, podendo ser encontrado em todos os rios da bacia Amazônica.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O MAIOR PEIXE DO AMAZONAS

OH PEIXÃO!!!

O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até 2,5 metros de comprimento, pesando 250 quilos.
Temos que preservar, afinal esse peixe alimenta as populações nativas, índios e amazonienses que ali dependem de sua pesca.
Mas não concordar com a pesca predatória. Lembrando que o meio aombiente dá a maior riqueza.
A VIDA. Ali ela se renova.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Curiosidades da Amazônia- Origem do nome.




O nome Amazonas foi dado pelo frei espanhol Gaspar de Carvajal, o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedição de Francisco de Orellana, na primeira metade do século XVI. O frei afirmou que sua embarcação foi atacada por mulheres que, como na mitologia grega das amazonas, pretendiam escravizar os homens para procriar antes de matá-los.




Rsssssssssss, que imaginação. Pois é, esta é a origem do nome Amazônia. Muito curioso. Quem diria.




quinta-feira, 14 de maio de 2009

AMAZÔNIA PARA SEMPRE


Pela necessidade de ajudar nessa causa que é preservar a nossa maior riqueza viva da Amazônia vamos postar aqui diariamente vários artigos relacionados.

E a sua ajuda em comentários será muito importante.

Começaremos hoje a dilvulgar a campanha:

Amazonia Para Sempre
é o site criado pela atriz Christiane Torloni, é um manifesto em busca de assinaturas pra mandar ao Presidende da República, hoje já está em 1.114.560 assinaturas válidas.

Cheguem-lá e participem.